PENSAMENTO CRIATIVO I Sua importância no Processo Estratégico

09/08/2020

Dar vazão ao pensamento criativo é uma abertura para pensar estrategicamente, uma habilidade tão desejada no ambiente corporativo.

Um dos motivos que nos impedem de pensar criativamente é o medo do desconhecido, a vergonha de falar coisas que podem ser consideradas inoperantes, medo do julgamento do outro, medo de sair da zona de conforto onde as atitudes e soluções são conhecidas e planejadas, não se ter que lidar com o novo.

Pensar criativamente pode dar trabalho!

É preciso também uma liderança que permita essa abertura, sem agir criticamente enquanto as ideias estão na fase germinativa.

Julgar a viabilidade da ideia na fase germinativa, acaba inibindo o pensamento criativo, levando as pessoas a se sentirem inadequadas para o momento, principalmente se vierem de uma cultura restritiva, dominadora é que tem um conjuntos de regras definidas, quer seja em casa, na escola ou no trabalho, que devem ser seguidas sem questionar.

Muitas vezes, me deparei com pessoas que entendiam que para uma empresa progredir seria necessário seguir um padrão de conduta descrito num manual de boas práticas. Ouvi também a frase: Ela é paga para trabalhar e não par pensar; outras como eu sou sua mãe mando e você tem que me obedecer porque é meu filho ou sou sua mãe e mando e quando você for mãe, você manda e seu filho obedece; meu filho sempre questiona porque tem que aprender sobre o desenvolvimento da minhoca na aula de biologia, e quando esgotam os argumentos, acabo dizendo que ele aprende porque faz parte do conteúdo programático, ou seja, você faz parte do sistema e tem que obedecer.

Quais as práticas necessárias para que nossos filhos, colaboradores e gestores pensem criativamente?

1 - Criar um ambiente favorável para que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas ideias;

2 - Estimular o desenvolvimento da ideia, com feedbacks positivos, verbal e corporal, sem julgar a viabilidade de aplicação da ideia;

3 - Envolver outras pessoas no contexto, como se fosse um jogo criativo, sem que julguem ou critiquem se é viável;

4 - Estimular a leitura ao invés de assistir filmes ou séries somente, pois dessa forma estará criando cenários, idealizando os personagens e criando as emoções do contexto.

Ou seja, pensar criativamente é uma habilidade muito importante em todas as áreas da nossa vida e pode ser desenvolvida e aprimorada por meio de treinamentos, dessa forma, sendo acessível à todos.