O IMPACTO DAS LIDERANÇAS NA PROMOÇÃO DA FELICIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

16/10/2020



O conceito de felicidade está muito embasado nas emoções positivas; no sentido e no propósito. Sendo assim, as lideranças positivas desempenham um papel fundamental no bem-estar dos colaboradores.

Com base na minha experiência, para promover a felicidade no ambiente de trabalho é preciso ter uma liderança que assimile o propósito da organização; sinta-se engajada e capaz de desenvolver o time; resiliência para se adaptar as adversidades e com atitude para praticar a bondade, agindo com transparência e vontade de agregar valor às pessoas e à organização.

O bom líder não cobra tarefas; não coibi os colaboradores; não destrói o sentimento de estima; não rotula e não incentiva a cultura do medo nas organizações.

A Liderança positiva favorece a uma experiência de felicidade no trabalho e se apoia nos 4 pilares que são a base dessa construção para a excelência do clima organizacional: Propósito, Engajamento, Resiliência e Bondade!

Como age um líder positivo?

* Ajuda a construir uma equipe pautada no propósito;

* Favorece a identificação da missão pessoal do colaborador e se está em sinergia com a missão da Empresa;

*Reconhece os seus liderados, identificando valores que compartilham com a organização;

* Promove feedbacks com base nos valores;

* Mobiliza as forças de caráter de cada um, tendo como referência os princípios e valores organizacionais;

* Estimula o autoconhecimento e as sólidas relações interpessoais;

* Motiva seus colaboradores a dar uma resposta com ações práticas que impacte positivamente seus Clientes e a Sociedade.

O sentimento de pertencimento e de que o que se faz tem valor, com nítido reconhecimento da liderança, fará com que a equipe sinta que é parte Integrante da Organização.
E você? O que pensa sobre o tema?