ASSERTIVIDADE NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

03/08/2020

Se fizermos uma reflexão baseada nos valores da nossa organização, é na adversidade e momentos de crise que podemos identificar oportunidades, principalmente se olharmos para os talentos que temos na Empresa; os que precisamos conseguir e as nossas próprias habilidades.

Como colocá-las em ação num momento de transformação social, no qual novos conceitos e atitudes devem ser colocados em prática? Olhar para dentro da Empresa; analisar o cenário externo e adequar nossos produtos e serviços para uma nova demanda social, só será possível se contarmos com uma equipe engajada, que seja capaz de se colocar no lugar do outro com empatia; colocar as ideias criativas na mesa para que seu repertório contribua com o negócio e a inovação, são pontos essenciais.

Só conseguiremos lidar com essa situação, se contarmos com uma equipe que compartilhe do desejo de entregar o melhor produto, o melhor serviço e colher a satisfação do cliente como parte do resultado.

Na minha visão, o momento atual requer uma equipe resiliente, e uma liderança que seja capaz de ter uma escuta ativa; clareza de propósitos e habilidade para extrair, numa entrevista por competências, se seu time está alinhado com aquilo que a Empresa quer entregar.

Um recrutamento especializado, com base no perfil psicológico é essencial para que a cultura organizacional; competências alinhadas a missão da empresa e capacidade de realização sejam identificadas.

A cada dia fica mais claro que investir num recrutamento especializado, é apostar no ativo da empresa. Contratar pessoas que tem como prática se conhecer e se desenvolver, aproveitando o momento de seleção e avaliação para o próprio desenvolvimento pessoal, já coloca a sua organização numa posição de destaque e de assertividade na composição do capital humano de sua Empresa.

Sugestões para o Recrutamento especializado:

⁃ Compartilhar na entrevista o propósito da Empresa, demonstrando conhecimento dos produtos e serviços;
⁃ Identificar se o candidato está alinhado ao modelo cultural da Empresa;
⁃ Realizar entrevistas por competência, durante a seleção para trazer evidências da capacidade de realização dos candidatos;
⁃ Validar, através de instrumentos e técnicas psicológicas, o perfil do candidato, contando com profissionais especializados.